quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PRO TOOLS 10

O Pro Tools é o sistema mais utilizado no mundo para fazer produção musical e gravações. Estima-se que por volta de 90% de todas as músicas produzidas profissionalmente no mundo passam em algum momento pelo Pro Tools!!!

Atualmente esse software é considerado pela maioria dos produtores musicais do mundo o mais poderoso para gravação, composição, edição e mixagem de música e audio para filmes.

Dentre inúmeras características desse sistema, citamos uma das mais importantes: o Pro Tools 10 vem com o plug-in Channel Strip, baseado em algoritmos do respeitado Console System 5 utilizado para edição de grandes filmes de longa-metragem de Hollywood. Se você assistiu um filme nos últimos 10 anos, provavelmente deve ter ouvido sinais de áudio que passaram por um System 5. Esse sistema é um dos mais procurados consoles de todos os tempos e foi usado na criação das melhores mix já produzidas.


O programa oferece muitas possibilidades de edição para o profissional de áudio e não é indicado para o editor amador, pois requer habilidade técnica para a manipulação das ferramentas. Não se trata de um programa intuitivo. Em geral, softwares profissionais são equipados com muitos recursos e nem sempre são claros e objetivos para o usuário comum.

Já o usuário do editor de vídeo da Avid está um passo à frente dos demais profissionais por conhecer bem o tipo de interface que a empresa costuma desenvolver. E não é apenas a interface que o Avid tem em comum com o Pro Tools, o editor de áudio é integrado ao de vídeo, o que é um dos pontos mais positivos do software.

Isso porque quem usa o editor de vídeo sabe bem como as ferramentas de áudio são limitadas com relação as de vídeo. E para a elaboração de um bom vídeo não é apenas a imagem que deve estar bem construída, o áudio é um fator primordial também. Por isso, a integração do Pro Tools com o Avid, sem precisar de transcodificação, é tão importante e faz a diferença no resultado final do trabalho.


A grande maioria dos artistas profissionais no mundo utilizam esse sistema, seguem alguns casos:

- Um dos primeiros álbuns a serem gravados, editados e mixados inteiramente no Pro Tools foi o Summer in Paradise dos The Beach Boys, em 1991.

- Livin La Vida Loca do Rick Martin foi o primeiro single número 1 inteiramente gravado, editado e mixado noPro Tools.

- O álbum Version 2.0 da banda Garbage foi o primeiro álbum inteiramente gravado e editado no Pro Toolsque foi indicado ao Grammy Award como Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rock.

- Os estúdios Abbey Road (sem necessidade de apresentação) utilizam o Pro Tools.

- O Pro Tools foi utilizado para a criação do áudio para os jogos DJ Hero e Guitar Hero.

- O recente álbum On An Island de David Gilmour foi gravado no Pro Tools.

- A Remasterização dos discos dos Beatles foi feita no Pro Tools.

Em alguns dias o sistema estará totalmente migrado e funcional. Inclusive já remixaremos as gravações do Compositor Dabliu Junior e da Banda Braveheart, que estamos produzindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário